Preparação: Lave o arroz até a água sair transparente. Coloque numa panela, cobrindo-o com a água já medida e espere até começar a ferver, sempre em lume brando. Tape e deixe cozer durante 12 minutos, desligue o lume e deixe repousar durante mais 5 minutos (sempre tapado).
Entretanto, aqueça o vinagre, sal e açúcar até se dissolverem e deixe arrefecer. De seguida, coloque o arroz num tabuleiro raso para também poder arrefecer. Uma vez frio, passe o arroz para uma taça, adicione o molho de vinagre e misture bem com uma colher de pau (tenha cuidado para não desfazer o arroz).
Estenda metade de uma folha de alga nori numa esteira de bambu. Mergulhe rapidamente a mão numa tigela de água fria para, de seguida, alinhar uma mão cheia de arroz na folha de alga. Disperse o arroz sobre a água com os dedos, mergulhando-os continuamente em água para evitar que o arroz se cole aos mesmos. Este processo deve ser executado de uma forma muito rápida. Quando tiver coberto metade da largura da folha com arroz, adicione o recheio pretendido, colocando-o no meio do arroz. Depois, utilize a esteira de bambu para enrolar o sushi, apertando bem a esteira em torno do rolo para obter a sua forma “tipo charuto”. O que inicialmente pode parecer difícil, com a prática vai tornar-se muito fácil!
Com todos os rolos feitos, utilize uma boa faca para cortá-los em fatias de sushi de aproximadamente 3 cm. Vire-os para que o arroz esteja voltado para cima. Sirva com o gengibre picado e uma taça de molho de soja misturada com uma pitada de wasabi.
Notas: O mais importante será o recheio, e esse será a sua imaginação que vai ditar. Eis algumas sugestões:
Cebolinho
Cogumelos
Pepino
Nabo
Rabanete
Omelete muito fina
Camarão cozido
Atum cru
Salmão cru
Carapau cru
Lula crua
Ovas de salmão