Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Tem Bimby?

Top chefs

292 Pontos
227 Pontos
85 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 

Pão Caseiro - sem amassar!

Este pão caseiro tem uma peculiaridade que deverá fazer o sucesso: quase que se prepara sozinho! Basta prepará-lo com 24 horas de antecedência, e apreciá-lo em qualquer ocasião. Não acredita? Experimente por si próprio!
Enviado por: admin

Quantidade:

Tempo de preparação:

1 hora, 30 minutos

Ingredientes

850 mililitros
água
3 1⁄2 chávenas
farinha para pão
1⁄4 colher de chá
levedura
1 1⁄4 colheres de chá
sal
Categoria: 
Alimento principal: 
Preparação: Numa grande tigela, comece por deitar três chávenas de farinha, a levedura e o sal. Acrescente a água e mexa bem até ficar uma massa uniforme. A massa deverá ficar bastante irregular e pegajosa. Quando o conseguir, cubra a tigela com película aderente e deixe repousar durante 18 horas, podendo mesmo ir até às 24 horas. A massa estará pronta quando apresentar bolhas de ar. Nessa altura, polvilhe a superfície onde colocará a massa com alguma farinha, coloque aí a massa, e polvilhe-a também. Cubra com película e deixe repousar novamente durante cerca de 15 minutos. Então, molde a massa com o formato de bola, usando farinha para não colar. Irá então necessitar de duas toalhas para envolver a massa, cobrindo-as também com farinha. Deixe folga suficiente, pois a massa irá duplicar o tamanho ao fim de novo período de repouso, que é agora de 2 horas. Meia hora antes deste período terminar, aqueça o forno a 230º, deixando desde logo um recipiente lá dentro (preferentemente em cerâmica). Quando a massa estiver pronta, deixe-a rodar para dentro do recipiente - não se preocupe se ela lhe parecer deformada. Se achar necessário, pode girar o recipiente para a forçar a retomar o formato arredondado. Tape o recipiente, e deixe cozer durante 30 minutos. Tire então a tampa, e coza novamente durante mais 20 minutos. Deixe arrefecer, e... está pronto!
Notas: Pode cobrir o pão com granulado de milho, antes de o levar ao forno, dando-lhe assim um aspecto mais atraente, como na imagem.
Classifique a receita: