Preparação: Numa grande tigela, comece por deitar três chávenas de farinha, a levedura e o sal. Acrescente a água e mexa bem até ficar uma massa uniforme. A massa deverá ficar bastante irregular e pegajosa. Quando o conseguir, cubra a tigela com película aderente e deixe repousar durante 18 horas, podendo mesmo ir até às 24 horas.
A massa estará pronta quando apresentar bolhas de ar. Nessa altura, polvilhe a superfície onde colocará a massa com alguma farinha, coloque aí a massa, e polvilhe-a também. Cubra com película e deixe repousar novamente durante cerca de 15 minutos.
Então, molde a massa com o formato de bola, usando farinha para não colar. Irá então necessitar de duas toalhas para envolver a massa, cobrindo-as também com farinha. Deixe folga suficiente, pois a massa irá duplicar o tamanho ao fim de novo período de repouso, que é agora de 2 horas.
Meia hora antes deste período terminar, aqueça o forno a 230º, deixando desde logo um recipiente lá dentro (preferentemente em cerâmica). Quando a massa estiver pronta, deixe-a rodar para dentro do recipiente - não se preocupe se ela lhe parecer deformada. Se achar necessário, pode girar o recipiente para a forçar a retomar o formato arredondado.
Tape o recipiente, e deixe cozer durante 30 minutos. Tire então a tampa, e coza novamente durante mais 20 minutos.
Deixe arrefecer, e... está pronto!
Notas: Pode cobrir o pão com granulado de milho, antes de o levar ao forno, dando-lhe assim um aspecto mais atraente, como na imagem.