Pesquisar
Receitas para...
Receitas de...
Receba a Newsletter!
Votação
Top Chefs
Pergunte aos Chefs!
Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!
É um dos queijos mais antigos que se conhece. Macio e cremoso, com veios azuis, sabor pronunciado e odor forte, é consumido em saladas, molhos etc.
Prato típico da região de Lorena na França. É preparado com uma massa especial que cobre o fundo e lateral da forma onde é preparada, recheada com um mistura de ovos e creme de leite temperada com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, polvilhada com toucinho frito. Em algumas receitas o toucinho é substituído por bacon defumado. No recheio é adicionado cebola, cenoura, presunto, champignon e outros.
Dourar rapidamente a superfície da carne em fogo bem alto.
Queijo com consistência cremosa e pequenos orifícios. Apresenta-se como uma bola redonda, com a massa amarela e a casca tingida de vermelho. Tem sabor suave, mas com um fundo ligeiramente picante.
Queijo de origem italiana, obtido fervendo-se o soro junto a um ácido. Os flocos que sobem à tona são escorridos e postos em moldes especiais ou cilíndricos para dessorar.
Queijo de origem italiana, fabricado como o mozarela e o caciocavallo. Depois de salgado, é amarrado como fosse um salame e levado ao fumeiro por pouco tempo. É curado por 2 ou 3 meses. Tem casca grossa e parafinada, massa firme, salgada e picante, ligeiramente defumada.
Possui casca lisa, tem formatos diversos.
Outro queijo de origem italiana, curado durante pelo menos 7 meses, com casca espessa e massa amarela com tendência para castanha, ligeiramente salgada e saborosa, parte com facilidade em pedaços.
Queijo italiano muito difundido no mundo inteiro. A massa é puxada até formar fios, depois de ter sido mergulhada em água fervente. Conserva-se por poucos dias, a não ser um tipo que é ligeiramente curado e vendido também em fatias. O fresco pode ser usado ao natural, em saladas, sobre pizza e berinjela à parmegiana, nas massas e uma porção de outros pratos de origem italiana ou não.
Queijo de origem alemã com sabor delicado, nem suave, nem picante, semimole, cremoso e com pequenos orifícios.
Queijo que se parece com o roquefort francês, mas de origem italiana. De sabor picante, é caracterizado por veios azuis. Tem massa macia e quebradiça.
É um queijo obtido a partir da fusão do queijo gruyère com outros queijos, dando-lhe uma consistência cremosa e sabor suave. É próprio para preparação do fondue.
Queijo de origem suíça, de massa cozida e curada. Tem casca consistente e massa firme, amarelada e com buracos grandes e regulares. O sabor é adocicado e peculiar. Muito usado em culinária, indispensável na sopa gratinada de cebola e no preparo do fondue de queijo.
São os queijos gordurosos, cerca de 45% de gordura, muitas vezes preparados a partir do creme de leite. Tem textura lisa, cor branca e não cozida.
É o mesmo que queijo lático ou queijo ácido, não é rico em gordura porque é preparado com leite integral, não é salgado. Sua consistência varia de semilíquida até granulada, dependendo da drenagem.
Queijo feito de leite de vaca, originário da França. Inoculado com um fungo branco, é curado em adegas com humidade e temperatura controladas. Sabor picante e ligeiramente amargo.
Queijo mole e curado, de origem francesa, com sabor suave para picante. Deve ser consumido rapidamente, pois azeda com facilidade.
Tipo de bolo pequeno feito com queijo ou requeijão, leite, açúcar e ovos. São enformados em forminhas individuais e, em alguns casos, também levam o nome de queijada pequenos bolos recheados de amêndoas, ovos, laranja e outros ingredientes.
Mistura de especiarias em pó, de sabor picante. Geralmente é preparada com pimenta-do-reino branca, noz-moscada, cravo-da-índia e canela (termo francês).
Diz-se do açúcar queimado com um ferro em brasa depois de polvilhar um creme de bolo.