Pesquisar
Receitas para...
Receitas de...
Receba a Newsletter!
Votação
Top Chefs
Pergunte aos Chefs!
Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!
Quando, ao passar uma colher de pau no fundo do recipiente, onde se encontra a calda, se formar como que uma estrada que deixa ver o fundo.
Apurar em lume forte.
Molho à base de suco de tomate, alcaparras, manteiga, anchovas, temperos diversos e azeite.
Alimento preparado com frutas ou legumes, de consistência pastosa. Os ingredientes são espremidos, passados em peneira ou liquidificador.
Preparado salgado ou doce, macio e húmido, de consistência firme a ponto de poder ser desenformado e permanecer o mesmo formato.
Diz-se do alimento que foi cozido parcialmente antes de seu preparo.
O prato forte da refeição, geralmente constituído por carnes, aves ou peixes.
Bifes espessos de peixe.
Colocar pequenos pedaços de manteiga, queijo, etc, sobre a superfície da comida.
O mesmo que tomate (termo italiano).
Depois de untar uma forma com manteiga deita-se farinha e sacode-se para que fique apenas com a farinha que se agarrou à manteiga.
Forma de adicionar açúcar, farinha, polvilho, etc., em geral ligeiramente, tudo por igual, virando-se o utensílio ou a peça a ser polvilhada para que fique aderido levemente. Espalhar ou salpicar farinha de trigo, açúcar, maisena ou outro ingrediente conforme indicar a receita, sobre tabuleiro, mesa, tábua, biscoitos, doces, bolos e outros.
O mesmo que almôndega (termo italiano).
Mingau feito com farinha de milho, um pouco endurecido, cozido na água e temperado com sal. A polenta pode ser cortada em fatias e frita para ficar crocante ou comida em forma de mingau. Pode ser acrescida de queijo parmesão ralado.
É uma menta, rasteira, verde e de aroma delicioso.
Assar carne e servir numa prancha feita especialmente para este fim.
É o prato italiano mais conhecido no mundo. Torta salgada preparada sobre massa base feita com farinha de trigo, pouco fermento de pão que é coberta por vários tipos de coberturas.
Pequena porção de tempero, que pode ser segura entre os dedos polegar e indicador.
O mesmo que moer, esmagar.
Membro da família das pimentas, largamente utilizado na culinária portuguesa. As sementes são a parte mais picante.
Passar determinado líquido, usando um pincel, sobre carnes, tortas, empadas, etc. Para que não sequem durante o cozimento ou para ficarem douradas ou brilhantes, devido ao líquido usado.
Cocktail clássico de origem mexicana preparado com leite de coco, rum branco, suco de abacaxi, batido em liquidificador, servido em copo long drink decorado com abacaxi, laranja e cerejas.
São frutos verdes, vermelhos, amarelos, laranjas ou roxos cultivados como hortaliças, têm diversas aplicações na culinária. São utilizados para preparar o colorau, um pó vermelho que serve como condimento. Existem pimentões doces ou picantes.
Encontra-se preta, em grão ou moída, a branca que não é nada mais que a preta sem a casca, também em grão ou moída, e a pimenta verde, isto é, ainda não madura. Esta última é encontrada em conservas.
Utilizada em pratos mexicanos e italianos. Molhos de tomate e saladas, aves, peixes, frutos do mar, patês e pizzas.
Utilizar em sopas, molhos, marinados, bebidas e picles. Moída pode ser utilizada em bolos, biscoitos, sorvetes, pudins, molho para churrasco e picles de ovos. Assemelha-se a grandes grãos de pimenta, mas seu gosto lembra o sabor de uma mistura de noz-moscada, macis, canela e cravo-da-índia.
Especiaria extremamente picante, parte da família da pimenta malagueta. Natural da América Central pode ser encontrada ao natural ou secas e são largamente utilizadas em queijos e pratos de peixe, apesar de acompanhar bem qualquer tipo de carne.
Extraída da pimenta-do-reino, é utilizada em pratos mais claros como molho branco.
Pimentas ardidas são pimentas esmigalhadas ou reduzidas a pó, como a pimenta calabresa, a pimenta-de-caiena e o chili.
Fruto da pimenteira, originária da América Latina, produz frutos picantes, embora algumas espécies de pimenta sejam doces. É uma das especiarias mais utilizadas em culinária e de diversas maneiras
Ato de moer um alimento no pilão.
Arroz temperado, geralmente com carnes ou aves.
Leguminosas preparadas em vinagre com especiarias para dar um sabor picante.
Cortar em pedaços bem pequenos.
Alimentos ou molhos bem temperados; nome que se usa para molho salsa picante.
É um pequeno biscoito seco (ou bolo) decorado com geleias, chocolate, açúcar e outros confeitos. Tradicionalmente servido acompanhando café, chá, sorvetes ou sobremesas cremosas.
Molho cru de cor verde, espesso, preparado com azeite, alho, manjericão, queijo pecorino ou parmesão ralado. O molho pesto é servido com diversos tipos de massas e sopas. O mesmo que al pesto. É uma especialidade de Génova.
Corte retirado da perna traseira do cordeiro ou do porco.
Tipo de massa italiana em formato de tubos, de médio tamanho, com as pontas cortadas em diagonal.
Colocar ingredientes secos através de uma peneira fina ou separador.
Tirar a pele ou casca de amêndoas, pimentões, tomates, etc. Mergulhando-os por poucos segundos em água fervente ou diretamente sobre o fogo.
Deixar um guisado ou molho aderir ao fundo do tacho ao lume.
Alimentos moídos finos ligados com uma substância.
Processo destinado a conservar melhor certos alimentos sem lhes alterar o paladar e sem destruir algumas vitaminas e propriedades alimentares dos mesmos. Consiste em um aquecimento até 80 graus e um resfriamento brusco.
1. Mistura de farinha ou amido de milho com água. 2. Uma mistura de alimentos moídos combinados junto até ficar cremoso. 3. Termo italiano que define todas as massas feitas com farinha, água, ovos ou semolina, recheadas ou não.
É também encontrada com o nome de paprika. Tempero em pó preparado com pimentão vermelho.
Doce feito de gemas muito batidas, geralmente assado em forminhas pequenas e depois de desenformado é mergulhado em calda de açúcar e em alguns casos polvilhados com açúcar.
Invólucro de papel usado para assar principalmente carnes. Preserva os aromas e sucos do alimento (termo francês).
Maneira de cozer um alimento envolvido em papel de seda ou de aluminio, com pouca gordura, deixando-o muito suculento.
Papel branco ou de aluminio cortado e enrolado, de modo a enfeitar as pernas e certos ossos (costoletas, perna de carneiro, etc.)
Alimento feito com farinha de trigo ou de outros cereais, fermento, água, podendo conter outros ingredientes dependendo da receita, assado ao forno.
Massa mole, frita em pouca gordura, é recheada na maioria das receitas com os mais variados ingredientes, tanto doces como salgados. Pode ser servida aberta com o tempero desejado. No crepe suzette é utilizada uma massa de panqueca. As receitas da massa de panqueca são muitas e os ingredientes básicos são farinha de trigo, ovos, leite e manteiga. A cerveja, fermento, vinho, conhaque e outros ingredientes também são utilizados em receitas especiais.
Bolo de natal italiano, especialidade da cidade de Milão, feito de farinha de trigo, fermento, frutas cristalizadas. Normalmente vem enrolado na forma de papel que serviu de proteção ao bolo quando foi assado.
Cozinhar numa panela quente ou numa grelha, destampado, retirando gordura assim que se acumula.
Gomo macio e comestível da parte superior do caule de algumas espécies de palmeiras, principalmente pelas palmáceas do género euterpe. Tem várias aplicações em culinária. É encontrado no comércio em conserva.
Pode ser tanto o enchido de carne de porco, envolto em tripa grossa, como um bife fino, também de carne de porco, que se come cru.
É um prato espanhol, típico da cozinha valenciana, conhecido e apreciado no mundo inteiro. O nome origina-se da paellera que é uma panela de ferro, grande, de borda alta, pesada onde preprara-se a paella. É um prato que hoje em dia é composto de inúmeros ingredientes dependendo da receita e da origem da mesma.
Substância extraída de certos frutos e vegetais e que tem a propriedade de solidificar as geleias e os doces de frutas.
Termo de cozinha que designa o modo de cortar os legumes em meias-luas.
Envolver um alimento em pão ralado, antes de o fritar, saltear ou grelhar.
Molhar ou passar elementos em ovo batido ou manteiga derretida e, a seguir, passá-los novamente por pão ralado.