Pesquisar
Receitas para...
Receitas de...
Receba a Newsletter!
Votação
Top Chefs
Pergunte aos Chefs!
Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!
Comida rápida e leve, poderá ser uma refeição reforçada e mais consistente quando tiver de substituir o café da manhã e o almoço em função de horário. É uma refeição feita entre o café da manhã e o almoço.
Bolo feita com chocolate amargo, manteiga, açúcar, farinha de trigo, baunilha, nozes picadas. É assado, esfriado, cortado em barrinhas e servido gelado.
Vem do francês brûlot, aguardente queimada com açúcar.
Abrir cavidades em legumes e tubérculos, com uma colher própria.
Tradicional pão de milho.
Diz-se das azeitonas que se esmagam para curtir.
Bolo pequeno com massa muito fofa, preparada com ovos, manteiga, leite, farinha. Obrigatoriamente é em formato redondo e serve para diversas preparações. Também chamada de massa de brioche.
É o processo de branqueamento dos alimentos que são mergulhados rapidamente em água fervente e retirados logo a seguir. Usa-se branquear carnes e legumes. O branqueamento visa destruir as enzimas contidas nos vegetais e carnes que se destinam ao congelamento, para melhor conservação. Pode entender-se por branqueamento uma rápida fervura dos alimentos por poucos minutos em água sem sal.
É o estourar das bolhas na superfície de um líquido em ebulição ou fritura.
Sopa dos países da Europa Oriental, sendo o mais conhecido o borsch russo. Consiste num caldo de beterraba e couve, podendo também levar carne de vitela, galinha e toucinho.
Ourela com fins decorativos, para enquadrar ou alindar o elemento principal.
Gaze ou étamine que serve para envolver alimentos que devem ser cozinhados sem se dispersarem num caldo.
Gelado moldado em forma de bola e coberto com creme (de gelado, de ovos, chantily).
De bode. Cheiro desagradável e característico, de ovinos e caprinos. Tecido presente nas coxas de borregos, cabritos e carneiros e que deve retirar-se antes de cozinhá-las, a fim de não passar mau gosto à carne.
Especialidade russa. Variedades de crepes de pequenas dimensões feitos de massa levedada. Servem-se geralmente com caviar e regados com natas azedas.
Guisado branco, por não se terem deixado alourar os ingredientes que o compõem e por não conter ingredientes muito pigmentados.
Sopa cremosa e espessa preparada geralmente com mariscos.
Diz-se que tem gosto a bispo a comida que, havendo pegado ao tacho por falta de cuidado, adquire um começo de sabor a queimado.
Molho confeccionado com o sumo e a casca de laranja amarga cortada em juliana. Acompanha principalmente peças de caça e pato, especialmente pato-bravo.
Pequenos tubos cónicos com recortes diversos na extremidade mais estreita e que se aplicam no saco de pasteleiro ou na seringa para obter efeitos decorativos .
Pincelar o alimento que está a assar ou grelhar com gordura ou tempero, para que não resseque durante o cozimento ou para decoração.
Molho para condimentar peixe e que consiste numa manteiga que se deixa alourar fortemente, mas sem queimar, a que se adiciona salsa picada e alcaparras.
Alimento frito passado por um polme.
Também conhecido como molho branco. Mistura de leite, manteiga e amido de milho.
Bebida que foi agitada fortemente.
Golpear os bifes para amaciá-los ou deixá-los mais finos.
Bater claras de ovos até que a espuma formada fique quase seca e alteando-se em novelos e bicos.
Misturar energicamente, usando um movimento rotativo e de levantar, com colher ou batedor.
Planta herbácea originária da América (dos Andes), de raízes tuberosas, muito usada na alimentação, podendo ser preparada de diversas formas.
Aplicar uma camada espessa de qualquer matéria cremosa.
Bolacha feita de uma massa muito seca que se vende geralmente nas praias, feiras e arraiais. Forminhas em forma de barco que se recheiam de ovos moles.
Do francês baron ou bas rond. Sela e coxas de cordeiro.
O mesmo que manjericão (termo italiano).
O mesmo que alfavaca.
É a maneira de cozinhar um alimento numa vasilha dentro de outra maior, que contenha água fervendo. Pode-se cozinhar em banho-maria tanto no fogo diretamente, como no forno. O processo é usado quando o alimento for sensível e não pode ser levado diretamente ao calor da chama.
Condimento indiano muito apreciado, constituído por camarões, ostras e carne de porco e que geralmente acompanha o caril.
É a gordura do porco dissolvida. Derrete-se a gordura picada, coa-se e guarda-se em sitio fresco até ficar firme. Pode ser derretida em tacho ou forno. A sobra da gordura que não derrete, pedaços de carne e couro são prensados para extrair toda a banha, formando-se o torresmo.
Bolo de massa levedada contendo passas e uvas e embebido num xarope aromatizado com um licor.
Toucinho fatiado, salgado, curado e defumado.