Preparação: Aqueça previamente o forno a 160º já com o tabuleiro com pequenas formas para os queques.
Misture bem a farinha, fermento, bicarbonato de sódio e o sal num recipiente de tamanho médio.
Num recipiente à parte, junte os ovos e a baunilha e bata bem até ficarem bem misturados. Acrescente o açúcar num fluxo contínuo, sem parar de bater. Adicione então a manteiga previamente derretida, gradualmente. Em seguida, o mesmo em relação às natas.
Junte então a primeira mistura (da farinha), 1/3 de cada vez, mexendo sempre entre cada adição até que deixe de se notar a mistura seca. Certifique-se que não ficam “caroços”, mas atenção para não mexer demais.
Coloque a massa nas formas, tendo cuidado para não as encher (basta 2/3). Leve ao forno durante cerca de 20 minutos, até os queques ganharem cor e o palito sair seco.
Deixe arrefecer no tabuleiro durante cerca de 5 minutos. Retire do tabuleiro e deixe repousar directamente na grelha do forno.
Notas: Opcionalmente, poderá cobrir os queques com chocolate. Eis uma rápida sugestão adicional:
1 chávena de pepitas de chocolate, derretidas e à temperatura ambiente
250gr de manteiga à temperatura ambiente
2 ¾ chávenas de açúcar de pastelaria
¼ de chávena de cacau em pó
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de chá de baunilha
1/8 colher de chá de sal
Na batedeira, bata a manteiga até ficar mole (cerca de 30 segundos). Junte o açúcar, uma chávena de cada vez, e deixe misturar bem. Acrescente o cacau, aumente a velocidade para o máximo e deixe misturar durante cerca de um minuto. Adicione o chocolate derretido, deixe misturar, e reduza então a velocidade para o mínimo, e acrescente o leite, a baunilha e o sal. Aumente novamente para o máximo e deixe bater até ficar fofo (cerca de 30 segundos).
Verta a cobertura nos queques a gosto.