Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

O que gosta de cozinhar mais?

Top chefs

292 Pontos
209 Pontos
85 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 

Queques

Estes queques são muito fáceis de fazer, e são igualmente rápidos. São uma excelente opção para, por exemplo, um lanche com convidados.
Enviado por: rui

Quantidade:

Tempo de preparação:

30 minutos

Ingredientes

3 chávenas
farinha
1 colher de chá
fermento
1⁄2 colher de chá
bicarbonato de sódio
1 colher de chá
sal
4 unidades
ovos (grandes)
2 colheres de chá
extracto de baunilha
1 1⁄3 chávenas
açúcar
12 colheres de sopa
manteiga
1 1⁄4 chávenas
natas
Ocasião: 
Categoria: 
Alimento principal: 
Preparação: Aqueça previamente o forno a 160º já com o tabuleiro com pequenas formas para os queques. Misture bem a farinha, fermento, bicarbonato de sódio e o sal num recipiente de tamanho médio. Num recipiente à parte, junte os ovos e a baunilha e bata bem até ficarem bem misturados. Acrescente o açúcar num fluxo contínuo, sem parar de bater. Adicione então a manteiga previamente derretida, gradualmente. Em seguida, o mesmo em relação às natas. Junte então a primeira mistura (da farinha), 1/3 de cada vez, mexendo sempre entre cada adição até que deixe de se notar a mistura seca. Certifique-se que não ficam “caroços”, mas atenção para não mexer demais. Coloque a massa nas formas, tendo cuidado para não as encher (basta 2/3). Leve ao forno durante cerca de 20 minutos, até os queques ganharem cor e o palito sair seco. Deixe arrefecer no tabuleiro durante cerca de 5 minutos. Retire do tabuleiro e deixe repousar directamente na grelha do forno.
Notas: Opcionalmente, poderá cobrir os queques com chocolate. Eis uma rápida sugestão adicional: 1 chávena de pepitas de chocolate, derretidas e à temperatura ambiente 250gr de manteiga à temperatura ambiente 2 ¾ chávenas de açúcar de pastelaria ¼ de chávena de cacau em pó 2 colheres de sopa de leite 2 colheres de chá de baunilha 1/8 colher de chá de sal Na batedeira, bata a manteiga até ficar mole (cerca de 30 segundos). Junte o açúcar, uma chávena de cada vez, e deixe misturar bem. Acrescente o cacau, aumente a velocidade para o máximo e deixe misturar durante cerca de um minuto. Adicione o chocolate derretido, deixe misturar, e reduza então a velocidade para o mínimo, e acrescente o leite, a baunilha e o sal. Aumente novamente para o máximo e deixe bater até ficar fofo (cerca de 30 segundos). Verta a cobertura nos queques a gosto.
Classifique a receita: 

Comentários (0)

Retrato de Anónimo