Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Quando experimenta um prato novo, costuma:

Top chefs

292 Pontos
209 Pontos
82 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 

Baba Ganoush

Baba Ganoush é um paté do médio oriente, feito à base de beringela. Tem um sabor exótico, ao mesmo tempo doce e salgado, ao qual lhe será difícil de resistir.
Enviado por: admin

Quantidade:

Tempo de preparação:

30 minutos

Ingredientes

1 unidade
beringela (grande)
1 unidade
cabeça de alho
1⁄2 chávena
tahine
3 colheres de sopa
sumo de limão
1 colher de sopa
azeite
1 colher de chá
cominho
  unidade
sal qb
  unidade
pimenta qb
Categoria: 
Alimento principal: 
Preparação: Pré-aqueça o churrasco em lume médio-forte, e coloque a beringela. Envolva a cabeça de alho em papel de alumínio e coloque-a junto à beringela no churrasco. Deixe cozinhar durante 30 a 40 minutos, com a tampa fechada, e virando ocasionalmente. Ao mesmo tempo, junte os restantes ingredientes numa misturadora ou através da varinha mágica. Quando a beringela e o alho estiverem bem tostados, retire-os do churrasco e remova a camada exterior. Junte a beringela à mistura, e moa novamente, até criar uma pasta homogénea. Parta o alho em pedaços pequenos, e junte-os também, moendo novamente. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Notas: A utilização do churrasco é opcional: será benéfico para o sabor do paté, mas caso não tenha um, pode obviamente usar o forno. Vai gostar na mesma! Se quiser manter-se fiel às origens do Baba Ganoush, barre-o em pão pita.
Classifique a receita: 

Comentários (9)

Retrato de Anónimo
Retrato de Anónimo
Enviado por Anónimo em
Gostaria de saber se tem um nome para este: Berinjela, cebola, pimentão, azeite de oliva extra virgem, suco de limão. A berinjela é cortada ao comprido, cobre-se o fundo do refratário, depois coloca-se cebola, pimentão, azeita, suco de limão e repete-se as camadas até o limite do recipiente. Deixa-se na geladeira por 3 dias. Pode-se comer assim, porém, resolvemos passar no liquidificador e deu uma boa pasta (na minha opinião).
Retrato de Anónimo
Enviado por Glauce em
Isto se chama antepasto de berinjela.
Retrato de Anónimo
Enviado por Anice Fadel em
Essa receita eu conheço como escabeche de berinjrla. Quanto mais tempo ele vai se concentrando e seus sabores ficam melhores..
Retrato de Anónimo
Enviado por Giovanna em
Conheco o prato acima pelo nome de Caponatta
Retrato de Anónimo
Enviado por Anónimo em
amo baba ganoush! obrigada pela receita, que nada tem a ver com a culinaria italiana.
Retrato de Anónimo
Enviado por Anónimo em
Na Caponatta, no antepasto de berinjela e no escabeche não vai tahine (o principal ingrediente do babaganush).
Retrato de Anónimo
Enviado por Allamandra em
Churrasco não tem nada a ver com o babaganoush, e, na receita, tem apenas os ingredientes, mas não o modo de fazer o babaganoush como de fato é feito. A única variante da pasta verdadeira é que se pode assar as berinjelas ao forno, abrasileirada e mais suave, ou, no original, colocando-se as berinjelas em espeto e levando à chama do fogão até que fique assada. Neste caso, retira-se toda a casca. Alguns preferem usá-la em seguida, para ficar bem picante e peculiar, outros, lavam as beringelas e secam, antes do procedimento, que fica bem saborosa e agrada a todos, inclusive crianças.
Retrato de Anónimo
Enviado por Anónimo em
O "babaganoush" que preparo fica "rondando" a receita original. Fica mais suave! Ao serví-lo, faço a finalização, já no bowl ou travessa, com gergelim torrado, gotas de pimenta jallapeño e um fio de bom azeite. Delicioso!
Retrato de Anónimo
Enviado por Jorgina de Oliv... em
Ficou amargando é assim mesmo?