Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Tem Bimby?

Top Chefs

292 Pontos
227 Pontos
85 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 
Ponto de Estrada

Quando, ao passar uma colher de pau no fundo do recipiente, onde se encontra a calda, se formar como que uma estrada que deixa ver o fundo.

Puxar

Apurar em lume forte.

Puttanesca

Molho à base de suco de tomate, alcaparras, manteiga, anchovas, temperos diversos e azeite.

Purê

Alimento preparado com frutas ou legumes, de consistência pastosa. Os ingredientes são espremidos, passados em peneira ou liquidificador.

Pudim

Preparado salgado ou doce, macio e húmido, de consistência firme a ponto de poder ser desenformado e permanecer o mesmo formato.

Pré-cozido

Diz-se do alimento que foi cozido parcialmente antes de seu preparo.

Prato principal

O prato forte da refeição, geralmente constituído por carnes, aves ou peixes.

Postas

Bifes espessos de peixe.

Pontilhar

Colocar pequenos pedaços de manteiga, queijo, etc, sobre a superfície da comida.

Pomodoro

O mesmo que tomate (termo italiano).

Polvilhar uma forma

Depois de untar uma forma com manteiga deita-se farinha e sacode-se para que fique apenas com a farinha que se agarrou à manteiga.

Polvilhar

Forma de adicionar açúcar, farinha, polvilho, etc., em geral ligeiramente, tudo por igual, virando-se o utensílio ou a peça a ser polvilhada para que fique aderido levemente. Espalhar ou salpicar farinha de trigo, açúcar, maisena ou outro ingrediente conforme indicar a receita, sobre tabuleiro, mesa, tábua, biscoitos, doces, bolos e outros.

Polpetta

O mesmo que almôndega (termo italiano).

Polenta

Mingau feito com farinha de milho, um pouco endurecido, cozido na água e temperado com sal. A polenta pode ser cortada em fatias e frita para ficar crocante ou comida em forma de mingau. Pode ser acrescida de queijo parmesão ralado.

Poejo

É uma menta, rasteira, verde e de aroma delicioso.

Planchado

Assar carne e servir numa prancha feita especialmente para este fim.

Pizza

É o prato italiano mais conhecido no mundo. Torta salgada preparada sobre massa base feita com farinha de trigo, pouco fermento de pão que é coberta por vários tipos de coberturas.

Pitada

Pequena porção de tempero, que pode ser segura entre os dedos polegar e indicador.

Pisar

O mesmo que moer, esmagar.

Piri-piri

Membro da família das pimentas, largamente utilizado na culinária portuguesa. As sementes são a parte mais picante.

Pincelar

Passar determinado líquido, usando um pincel, sobre carnes, tortas, empadas, etc. Para que não sequem durante o cozimento ou para ficarem douradas ou brilhantes, devido ao líquido usado.

Piña Colada

Cocktail clássico de origem mexicana preparado com leite de coco, rum branco, suco de abacaxi, batido em liquidificador, servido em copo long drink decorado com abacaxi, laranja e cerejas.

Pimentão

São frutos verdes, vermelhos, amarelos, laranjas ou roxos cultivados como hortaliças, têm diversas aplicações na culinária. São utilizados para preparar o colorau, um pó vermelho que serve como condimento. Existem pimentões doces ou picantes.

Pimenta do Reino

Encontra-se preta, em grão ou moída, a branca que não é nada mais que a preta sem a casca, também em grão ou moída, e a pimenta verde, isto é, ainda não madura. Esta última é encontrada em conservas.

Pimenta Vermelha

Utilizada em pratos mexicanos e italianos. Molhos de tomate e saladas, aves, peixes, frutos do mar, patês e pizzas.

Pimenta da Jamaica

Utilizar em sopas, molhos, marinados, bebidas e picles. Moída pode ser utilizada em bolos, biscoitos, sorvetes, pudins, molho para churrasco e picles de ovos. Assemelha-se a grandes grãos de pimenta, mas seu gosto lembra o sabor de uma mistura de noz-moscada, macis, canela e cravo-da-índia.

Pimenta Caiena

Especiaria extremamente picante, parte da família da pimenta malagueta. Natural da América Central pode ser encontrada ao natural ou secas e são largamente utilizadas em queijos e pratos de peixe, apesar de acompanhar bem qualquer tipo de carne.

Pimenta branca

Extraída da pimenta-do-reino, é utilizada em pratos mais claros como molho branco.

Pimenta ardida

Pimentas ardidas são pimentas esmigalhadas ou reduzidas a pó, como a pimenta calabresa, a pimenta-de-caiena e o chili.

Pimenta

Fruto da pimenteira, originária da América Latina, produz frutos picantes, embora algumas espécies de pimenta sejam doces. É uma das especiarias mais utilizadas em culinária e de diversas maneiras

Pilar

Ato de moer um alimento no pilão.

Pilaf

Arroz temperado, geralmente com carnes ou aves.

Picles

Leguminosas preparadas em vinagre com especiarias para dar um sabor picante.

Picar

Cortar em pedaços bem pequenos.

Picante

Alimentos ou molhos bem temperados; nome que se usa para molho salsa picante.

Petit Four

É um pequeno biscoito seco (ou bolo) decorado com geleias, chocolate, açúcar e outros confeitos. Tradicionalmente servido acompanhando café, chá, sorvetes ou sobremesas cremosas.

Pesto

Molho cru de cor verde, espesso, preparado com azeite, alho, manjericão, queijo pecorino ou parmesão ralado. O molho pesto é servido com diversos tipos de massas e sopas. O mesmo que al pesto. É uma especialidade de Génova.

Pernil

Corte retirado da perna traseira do cordeiro ou do porco.

Penne

Tipo de massa italiana em formato de tubos, de médio tamanho, com as pontas cortadas em diagonal.

Peneirar

Colocar ingredientes secos através de uma peneira fina ou separador.

Pelar

Tirar a pele ou casca de amêndoas, pimentões, tomates, etc. Mergulhando-os por poucos segundos em água fervente ou diretamente sobre o fogo.

Pegar

Deixar um guisado ou molho aderir ao fundo do tacho ao lume.

Pâté

Alimentos moídos finos ligados com uma substância.

Pasteurizar

Processo destinado a conservar melhor certos alimentos sem lhes alterar o paladar e sem destruir algumas vitaminas e propriedades alimentares dos mesmos. Consiste em um aquecimento até 80 graus e um resfriamento brusco.

Pasta

1. Mistura de farinha ou amido de milho com água. 2. Uma mistura de alimentos moídos combinados junto até ficar cremoso. 3. Termo italiano que define todas as massas feitas com farinha, água, ovos ou semolina, recheadas ou não.

Paprica

É também encontrada com o nome de paprika. Tempero em pó preparado com pimentão vermelho.

Papo d'Anjo

Doce feito de gemas muito batidas, geralmente assado em forminhas pequenas e depois de desenformado é mergulhado em calda de açúcar e em alguns casos polvilhados com açúcar.

Papillote

Invólucro de papel usado para assar principalmente carnes. Preserva os aromas e sucos do alimento (termo francês).

Papelotes (em)

Maneira de cozer um alimento envolvido em papel de seda ou de aluminio, com pouca gordura, deixando-o muito suculento.

Papelotes

Papel branco ou de aluminio cortado e enrolado, de modo a enfeitar as pernas e certos ossos (costoletas, perna de carneiro, etc.)

Pão

Alimento feito com farinha de trigo ou de outros cereais, fermento, água, podendo conter outros ingredientes dependendo da receita, assado ao forno.

Panqueca

Massa mole, frita em pouca gordura, é recheada na maioria das receitas com os mais variados ingredientes, tanto doces como salgados. Pode ser servida aberta com o tempero desejado. No crepe suzette é utilizada uma massa de panqueca. As receitas da massa de panqueca são muitas e os ingredientes básicos são farinha de trigo, ovos, leite e manteiga. A cerveja, fermento, vinho, conhaque e outros ingredientes também são utilizados em receitas especiais.

Panetone

Bolo de natal italiano, especialidade da cidade de Milão, feito de farinha de trigo, fermento, frutas cristalizadas. Normalmente vem enrolado na forma de papel que serviu de proteção ao bolo quando foi assado.

Pan-briol

Cozinhar numa panela quente ou numa grelha, destampado, retirando gordura assim que se acumula.

Palmito

Gomo macio e comestível da parte superior do caule de algumas espécies de palmeiras, principalmente pelas palmáceas do género euterpe. Tem várias aplicações em culinária. É encontrado no comércio em conserva.

Paio

Pode ser tanto o enchido de carne de porco, envolto em tripa grossa, como um bife fino, também de carne de porco, que se come cru.

Paella

É um prato espanhol, típico da cozinha valenciana, conhecido e apreciado no mundo inteiro. O nome origina-se da paellera que é uma panela de ferro, grande, de borda alta, pesada onde preprara-se a paella. É um prato que hoje em dia é composto de inúmeros ingredientes dependendo da receita e da origem da mesma.

Petina

Substância extraída de certos frutos e vegetais e que tem a propriedade de solidificar as geleias e os doces de frutas.

Paysanne

Termo de cozinha que designa o modo de cortar os legumes em meias-luas.

Panar

Envolver um alimento em pão ralado, antes de o fritar, saltear ou grelhar.

Panado

Molhar ou passar elementos em ovo batido ou manteiga derretida e, a seguir, passá-los novamente por pão ralado.