Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Tem Bimby?

Top Chefs

292 Pontos
227 Pontos
85 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 
Guarnecer

Decorar, enfeitar um prato ou um copo. Pode ser também a colocação numa travessa da alimentação complementar e de acompanhamento de uma receita.

Grelhar

Colocar alimentos para cozinhar sobre a grelha posta sobre brasas, como para churrasco, ou sobre o fogão. Pode-se usar também uma chapa de metal, coberta com material antiaderente.

Gratin

Indica pratos polvilhados com pão ralado ou queijo ralado e assados até adquirirem uma crosta dourada.

Gordura

Elemento indispensável na cozinha e na alimentação humana. No primeiro caso, serve para enriquecer e melhorar o paladar dos alimentos cozidos; no segundo, para fornecer calorias, vitaminas lipossolúveis e para manter um justo equilíbrio entre as proteínas e os hidratos de carbono.

Gnochi

Preparado com massa de chou e purê de batatas, cortado em diversos formatos e conforme o preparo do prato é gratinado ou misturado com molho branco. Também conhecido por nhoque.

Glúten

Substância encontrada na farinha de trigo que dá à massa sua qualidade firme e elástica.

Glacê

Cobertura para bolos e tortas feito com açúcar ou chocolate. O mais conhecido é feito com açúcar que pode ser dissolvido em forma de calda de frutas, claras batidas em neve ou manteiga. Chama-se também de glacê as frutas cristalizadas em açúcar.

Glaçar

Ato de espalhar o glacê sobre os doces ou pincelar geléia ou outros ingredientes sobre os alimentos para dar-lhe aparência lustrosa.

Ginseng

Arbusto baixo, originário da Ásia, cuja raíz, após transformada em farinha, é utilizada na preparação de doces e iguarias diversas.

Gérmen de Trigo

Embrião do grão de trigo, presente na farinha integral, rico em vitamina e e proteínas. Na farinha de trigo industrializada não se encontra o gérmen de trigo.

Gergelim

Também chamado de sésamo. Planta herbácea, da família das pedaliáceas, originária do Oriente, cujo fruto é cápsula oblonga, com sementes pequenas, amarelas, fornecem óleo e farinha comestíveis.

Gengibre

Erva da família da zingibe-ráceas com flores verde-amareladas, dispostas em espigas, e com uma cápsula trilocular, sementes azuladas, tecido nutritivo carnoso. Possui raiz de sabor e cheiro muito fortes.

Gemada

Gema-de-ovo ou porção de gemas, batidas com açúcar, às quais se adiciona, às vezes, um líquido quente.

Geléia

Mistura de frutas e açúcar cozida até ficar com consistência gelatinosa. Às vezes usa-se também hortaliças, como os tomates verdes ou maduros, ou as patas de animais, como na geléia de mocotó. Alimento muito rico em calorias, servido no café da manhã, para rechear bolos e biscoitos, para espalhar sobre assados ou para servir com queijos frescos.

Gelatina

Substância gelatinosa incolor e transparente, extraída dos ossos, tendões e cartilagens dos animais bem como de alguns legumes e vegetais. A gelatina dos frutos tem o nome de petina. A gelatina é utilizada para solidificar e dar forma a certas preparações culinárias que são servidas frias. Muito usada para preparar aspic e outras iguarias salgadas, no preparo de sobremesas de frutas, bavaroises, suflês frios e sorvetes.

Gaspacho

Sopa espanhola fria, feita com tomates e outros legumes crus.

Ganache

Espécie de creme gelado feito com chocolate, usado para cobertura de bolos, bombons e petit fours.

Galantina

Prato de alta culinária feito com aves ou carne desossadas e recheadas, cozidas em caldo gelatinoso e, depois de fria, cortada em fatias e recoberta com o próprio caldo clarificado.

Guisar

Cozinhar um alimento passado por gordura num molho.

Gratinar

Meter no forno qualquer prato que leve por cima queijo ralado ou pão, ficando com cor dourada.

Glacear

Espalhar um preparado espesso sobre um alimento, peça de carne ou bolo, a fim de lhe dar brilho.