Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Tem Bimby?

Top Chefs

292 Pontos
227 Pontos
85 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 
Brunch

Comida rápida e leve, poderá ser uma refeição reforçada e mais consistente quando tiver de substituir o café da manhã e o almoço em função de horário. É uma refeição feita entre o café da manhã e o almoço.

Brownies

Bolo feita com chocolate amargo, manteiga, açúcar, farinha de trigo, baunilha, nozes picadas. É assado, esfriado, cortado em barrinhas e servido gelado.

Brulote

Vem do francês brûlot, aguardente queimada com açúcar.

Brocar

Abrir cavidades em legumes e tubérculos, com uma colher própria.

Broa

Tradicional pão de milho.

Britadas

Diz-se das azeitonas que se esmagam para curtir.

Brioche

Bolo pequeno com massa muito fofa, preparada com ovos, manteiga, leite, farinha. Obrigatoriamente é em formato redondo e serve para diversas preparações. Também chamada de massa de brioche.

Branquear

É o processo de branqueamento dos alimentos que são mergulhados rapidamente em água fervente e retirados logo a seguir. Usa-se branquear carnes e legumes. O branqueamento visa destruir as enzimas contidas nos vegetais e carnes que se destinam ao congelamento, para melhor conservação. Pode entender-se por branqueamento uma rápida fervura dos alimentos por poucos minutos em água sem sal.

Borbulhar

É o estourar das bolhas na superfície de um líquido em ebulição ou fritura.

Borsch

Sopa dos países da Europa Oriental, sendo o mais conhecido o borsch russo. Consiste num caldo de beterraba e couve, podendo também levar carne de vitela, galinha e toucinho.

Bordadura

Ourela com fins decorativos, para enquadrar ou alindar o elemento principal.

Boneca

Gaze ou étamine que serve para envolver alimentos que devem ser cozinhados sem se dispersarem num caldo.

Bomba

Gelado moldado em forma de bola e coberto com creme (de gelado, de ovos, chantily).

Bodum

De bode. Cheiro desagradável e característico, de ovinos e caprinos. Tecido presente nas coxas de borregos, cabritos e carneiros e que deve retirar-se antes de cozinhá-las, a fim de não passar mau gosto à carne.

Blinis

Especialidade russa. Variedades de crepes de pequenas dimensões feitos de massa levedada. Servem-se geralmente com caviar e regados com natas azedas.

Banquette

Guisado branco, por não se terem deixado alourar os ingredientes que o compõem e por não conter ingredientes muito pigmentados.

Bisque

Sopa cremosa e espessa preparada geralmente com mariscos.

Bispo

Diz-se que tem gosto a bispo a comida que, havendo pegado ao tacho por falta de cuidado, adquire um começo de sabor a queimado.

Bigarrade

Molho confeccionado com o sumo e a casca de laranja amarga cortada em juliana. Acompanha principalmente peças de caça e pato, especialmente pato-bravo.

Bicos

Pequenos tubos cónicos com recortes diversos na extremidade mais estreita e que se aplicam no saco de pasteleiro ou na seringa para obter efeitos decorativos .

Besuntar

Pincelar o alimento que está a assar ou grelhar com gordura ou tempero, para que não resseque durante o cozimento ou para decoração.

Beurre-noir

Molho para condimentar peixe e que consiste numa manteiga que se deixa alourar fortemente, mas sem queimar, a que se adiciona salsa picada e alcaparras.

Beignet

Alimento frito passado por um polme.

Béchamel

Também conhecido como molho branco. Mistura de leite, manteiga e amido de milho.

Batido

Bebida que foi agitada fortemente.

Bater a Carne

Golpear os bifes para amaciá-los ou deixá-los mais finos.

Bater em Castelo

Bater claras de ovos até que a espuma formada fique quase seca e alteando-se em novelos e bicos.

Bater

Misturar energicamente, usando um movimento rotativo e de levantar, com colher ou batedor.

Batata-Doce

Planta herbácea originária da América (dos Andes), de raízes tuberosas, muito usada na alimentação, podendo ser preparada de diversas formas.

Barrar

Aplicar uma camada espessa de qualquer matéria cremosa.

Barquilho

Bolacha feita de uma massa muito seca que se vende geralmente nas praias, feiras e arraiais. Forminhas em forma de barco que se recheiam de ovos moles.

Barão

Do francês baron ou bas rond. Sela e coxas de cordeiro.

Basilico

O mesmo que manjericão (termo italiano).

Basilicão

O mesmo que alfavaca.

Banho-Maria

É a maneira de cozinhar um alimento numa vasilha dentro de outra maior, que contenha água fervendo. Pode-se cozinhar em banho-maria tanto no fogo diretamente, como no forno. O processo é usado quando o alimento for sensível e não pode ser levado diretamente ao calor da chama.

Balchão

Condimento indiano muito apreciado, constituído por camarões, ostras e carne de porco e que geralmente acompanha o caril.

Banha

É a gordura do porco dissolvida. Derrete-se a gordura picada, coa-se e guarda-se em sitio fresco até ficar firme. Pode ser derretida em tacho ou forno. A sobra da gordura que não derrete, pedaços de carne e couro são prensados para extrair toda a banha, formando-se o torresmo.

Bábá

Bolo de massa levedada contendo passas e uvas e embebido num xarope aromatizado com um licor.

Bacon

Toucinho fatiado, salgado, curado e defumado.