Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Tem Bimby?

Top chefs

292 Pontos
227 Pontos
85 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 

Como preparar um assado delicioso

Nem todos nós temos propensão para cozinhar. Alguns não foram ensinados, outros não querem aprender, outros simplesmente não gostam ou não se consideram com jeito. A cozinha poderá ser tão complexa quanto um laboratório, afinal, com alguns ingredientes poderá obter-se resultados surpreendentes! Será decerto mais fácil cozinhar com gosto e, se se encarar a tarefa como divertida, verá que se tornará num excelente cozinheiro. Basta pegar em algumas receitas, experimentar e ir moldando a seu gosto. Um tipo de cozinhado que parece simples mas torna-se complicado para os que o fazem pela primeira vez são os assados. Se não se tem qualquer experiência com este tipo de cozinhado sem ser espreitando para dentro do forno ou quando já está empratado, poderá esperar-se um certo resultado quando se tenta pela primeira vez e sair extremamente diferente. Para que tenha sucesso no seu assado e este fique delicioso, fique a conhecer alguns truques e dicas que facilitarão a preparação e o seu trabalho, fazendo com que a sua família peça para repetir o prato mais vezes. Tenha atenção à preparação, não só ao assado em si.

Compre todos os ingredientes necessários

Deve primeiro decidir que tipo de assado pretende. Pode inspirar-se no assado de algum familiar, numa receita de assinatura de um dos melhores chefs da atualidade, numa receita que viu na televisão ou numa revista qualquer de culinária. Para fazer as compras deverá ter uma ideia do que será necessário para o seu assado, pelo que os ingredientes deverão estar numa lista para que não se esqueça de nenhum. Seja um assado de carne com vegetais ou vegetariano, é importante que, caso deseje inovar, compreenda de que modo um ingrediente poderá ligar-se bem ou não a outro. Faça as compras com antecedência.

Tempere os alimentos de acordo com o seu tipo (carne, peixe ou vegetais)

Algum tipo de assados poderá requerer que os alimentos sejam temperados com grande antecedência, pelo que se deve informar corretamente sobre o tempero adequado para o tipo de alimento. A carne, por exemplo, poderá ficar em vinha-d’alhos. Em outros casos, poderá simplesmente temperar com ervas aromáticas por pouco tempo até levar o prato ao forno.

Coloque todos os ingredientes no tabuleiro e prepare o acompanhamento

Saiba que alguns alimentos em determinados assados não deverão ir diretamente ao forno, ou seja, deverão ser pré-cozinhados. Em outros casos, como acontece com as batatas, basta apenas que prepare os ingredientes – descascar, cortar, picar ou outro método necessário – para os colocar no tabuleiro que irá ao forno. É aconselhável perceber que tipo de sabor pretende no seu assado. No que diz respeito à carne, poderá optar por ingredientes como pimentão e polpa de tomate em conjunto com os ingredientes base para um molho apetitoso. Prepare também um acompanhamento indicado para o seu assado. 

Verifique a temperatura que o forno leva a assar

Deve ter em atenção que alguns alimentos poderão necessitar de estar menos tempo no forno até ficarem prontos do que outros. É importante que, além de ter noção da temperatura ideal para o assado e do tempo necessário para que este fique cozinhado, vá acompanhando o processo de modo a retificar qualquer ponto que esteja a falhar. Não se esqueça de provar o molho para que esteja como é necessário. Para testar os ingredientes, poderá usar um garfo para picar os alimentos e sentir o quão assados estão ou uma faca para cortar um pouco da carne e ver se o interior está cozinhado. Quando o tempo indicado passar ou o assado estiver pronto, está na hora de empratar.

Emprate com amor

A primeira impressão que se tem de um prato é o seu aspeto e aroma, pelo que é importante que, quando o apresentar à sua família ou amigos à mesa, este tenha um aspeto convidativo e, claro, o cheiro agradável de um assado “no ponto”. Poderá optar por colocar o tabuleiro na mesa ou empratar antes de apresentar aos seus convidados. Será, sem dúvida, uma receita deliciosa e bastante económica para toda a família.

Preparar um assado delicioso não é assim tão complicado. Basta procurar uma receita, ou adotar uma que alguém lhe tenha dado, e segui-la corretamente. Ao preparar e cozinhar esteja atento ao processo, tenha olho no tempero e ao estado dos alimentos e verá que correrá tudo bem. Depois de praticar a receita algumas vezes poderá ir modificando a seu gosto e ficar com uma receita só sua.

Classifique este artigo: