Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Tem Bimby?

Top chefs

292 Pontos
227 Pontos
85 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 

Como fazer arroz de tomate

Arroz de tomate

O arroz é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo e julga-se que todos os dias, cerca de metade da população mundial ingira esse alimento. É rico em carboidratos, gorduras saudáveis, magnésio, fósforo, proteínas, fibras, potássio, vitamina B1 e vitamina B3. Como principais vantagens do seu consumo destacam-se o fato de manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis, diminuir as possibilidades de doenças cardíacas, cancro e diabetes. Para além disso, é importante ainda frisar que o seu consumo ajuda a ter um melhor crescimento e desenvolvimento intelectual, ajuda a combater situações de nervosismo e stress, assim como controla a pressão arterial, reduz os níveis de colesterol, evita a diarreia e diminui a possibilidade de engordar muito, num curto espaço de tempo. Os resultados serão ainda mais satisfatórios caso o arroz utilizado seja integral. Este último possui muito mais nutrientes, minerais e menos carbohidratos que o arroz branco.

O arroz é um alimento muito versátil, podendo ser utilizado numa variedade de pratos muito grande. Pode ser utilizado como acompanhamento de pratos de carne ou de peixe. Para além disso, pode ser servido arroz branco ou com outro ingrediente, como por exemplo tomate. O arroz de tomate é muito saboroso e um ótimo prato para ser servido em qualquer altura do ano, seja inverno ou verão. Combina muito bem com peixe frito, como por exemplo filetes. O arroz de tomate é muito simples de fazer e rápido. Em seguida, apresenta-se uma receita, com os ingredientes e o seu modo de preparação.

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • 1 chávena de chá de arroz
  • 2 chávenas de chá de água
  • 2 tomates
  • Meio pimento encarnado
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal qb
  • Pimenta qd
  • 1 folha de louro
  • Coentros para polvilhar

Nota: Para que o arroz fique mais malandrinho em vez da adição de duas chávenas de água, podem adicionar-se três.

Modo de preparação:

  1. Em primeiro lugar coloca-se o azeite num tacho de base larga, juntamente com a cebola picada em pedacinhos pequenos e o alho, também picado. Leva-se a alourar.
  2. Em seguida, deve-se preparar os tomates: lavam-se devidamente e retiram-se as peles. Depois cortam-se em pedacinhos pequenos e junta-se ao refogado já alourado.
  3. Depois, adiciona-se o louro e o pimento encarnado e deixa-se ferver durante alguns minutos, mexendo sempre até que os tomates comecem a ficar desfeitos.
  4. Após o passo 3, adiciona-se a água previamente fervida, de modo a que o processo de confeção do arroz seja mais rápido. Em seguida, tempera-se com sal e pimenta a gosto.
  5. Logo que se encontre a ferver, adiciona-se ao tacho o arroz. Para que se tenham melhores resultados é importante que o mesmo seja previamente lavada várias vezes e escorrido.
  6. Após a adição do arroz e assim que levante fervura é importante que se feche o tacho e se deixe cozinhar, em lume brando, durante aproximadamente quinze minutos.
  7. Passados os quinze minutos polvilhe com coentros e tape o tacho para que o arroz acabe de cozer, durante cerca de três minutos, e sirva.

Como referido anteriormente, o arroz é um prato bastante versátil. O mesmo acontece com o arroz de tomate. Para que o prato fique ainda mais colorido e com um sabor ligeiramente diferente, podem adicionar-se no momento que o arroz é colocado, ervilhas ou cenoura raspada.

Classifique este artigo: 
Retrato de Anónimo
Enviado por jose.elmano@gma... em
adoro