Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Quando experimenta um prato novo, costuma:

Top chefs

292 Pontos
209 Pontos
61 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 

Como dessalgar/demolhar bacalhau

Bacalhau seco
Licença: 
CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0

Os portugueses têm o grande e delicioso hábito de usar bacalhau salgado nos seus pratos de bacalhau favoritos. Embora exista bacalhau congelado previamente demolhado, pronto a utilizar, ou até a alternativa de usar bacalhau fresco; estas opções são mais dispendiosas, sendo que o bacalhau fresco, para além de não ter exatamente o mesmo sabor, é menos comum nas peixarias. Assim sendo, saiba como demolhar bacalhau da forma correta.

Corte o bacalhau em postas

Idealmente, no local onde compra o bacalhau, independentemente de ser num supermercado ou numa loja especializada, existe sempre a possibilidade de cortar o bacalhau em postas nos tamanhos desejados. Idealmente peça para separar os lombos, pois desta forma terá as partes mais grossas cortadas em tamanhos semelhantes e as mais pequenas também.

Remova o sal em excesso

Antes de colocar o bacalhau de molho, deve passá-lo por água fria corrente, retirando o sal em excesso que usualmente envolve as postas. Isto evitará que tenha de ter tanto tempo o bacalhau de molho.

Demolhe sempre em água fria

Se não quiser estragar o bacalhau, nunca use água quente ou morna para o demolhar. A água deve ser fresca no aspeto da temperatura e no aspeto da limpeza.

Deixe o bacalhau no frigorífico

O sal é um conservante natural, porém, à medida que o bacalhau o perde quando está de molho, menor é a capacidade de conservação, passando a ser semelhante ao do peixe fresco. Para evitar qualquer proliferação de bactérias, coloque o bacalhau num local bem fresco ou de preferência no frigorífico.

Mude frequentemente a água

Idealmente, deve trocar a água com 5 a 6 horas de intervalo, removendo a água salgada que está com o bacalhau e colocando água fresca. Claro está que se tiver muito bacalhau num recipiente pequeno, deverá de encurtar o período de mudança da água.

Não deixe o bacalhau demasiado tempo na água

Regra geral é necessário 24 horas para demolhar algumas postas de bacalhau. Se ainda estiver muito salgado, vá continuando a mudar a água e deixando cerca de 5 horas de intervalo, e verificando sempre o sabor. Se o bacalhau for muito grosso irá demorar mais tempo do que um menos grosso, por isso, há que ter em atenção esta característica. O bacalhau desfiado dessalga muito mais rapidamente do que o bacalhau em posta.

Tempo de demolho para a espessura do bacalhau

  • Bacalhau desfiado: 6 horas
  • Postas normais: 24 horas
  • Postas grossas: 40 horas
  • Postas muito grossas: 48 horas

Como saber se o bacalhau já está dessalgado?

Simples: prove-o. Retire uma pequenina lasca do peixe e prove-a. Se vai fazer este teste, tenha em atenção que se a parte exterior da posta estiver um pouco salgada, a interior ainda estará mais.

Como demolhar o bacalhau mais rapidamente

Passe as postas de bacalhau por água corrente, e deixe-as em água corrente. Isto demolha o bacalhau mais rapidamente, normalmente em 12 horas, mas o consumo de água também é bastante elevado. Outra opção será desfiar bacalhau e demolhá-lo desta forma. A forma mais fácil será comprar bacalhau demolhado congelado, à venda nos supermercados.

Se por qualquer motivo se esqueceu de colocar o bacalhau a demolhar, ponha-o dentro de água, cortado em postas juntamente com folhas de couve portuguesa. Ficará com o bacalhau demolhado em mais ou menos três horas. As couves absorvem o sal e, se as desejar utilizar, não lhes adicione sal na cozedura.

Se ficou mas salgado do que deveria

Se o bacalhau ficou mais salgado do que esperava, cubra-o com leite a ferver e deixe-o repousar mais 30 minutos. Se necessário, repita a operação até ficar com o sal necessário.

Classifique este artigo: 

Comentários (2)

Retrato de Anónimo
Retrato de Anónimo
Um dos segredos de um bom bacalhau é como fazer uma boa demolha. E nem sempre é fácil, é necessário tempo e deicação, com várias mudas de água pelo meio.
Retrato de Anónimo
Enviado por José Cocenas Fe... em
Demolhei bacalhau em posta e congelei-o. Ficou ainda salgado, talvez por não lhe dar o tempo suficiente. Posso fazer alguma coisa para o tornar pronto a comer sem ser salgado?