Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Tem Bimby?

Top chefs

292 Pontos
227 Pontos
85 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 

Como decorar a mesa para um jantar de família

Para quem gosta de ter uma mesa decorada a preceito quando recebe familiares ou amigos em casa, por vezes é complicado ter-se ideias de como a decorar para um jantar acolhedor. Por vezes, devido a fatores como jantares temáticos ou em alturas especiais, há temas fáceis aos quais recorrer, desde o jantar de Natal ao jantar do dia dos namorados, mas quando se trata de um jantar comum, as ideias já são mais difíceis de surgir. Existem, no entanto, imensas sugestões interessantes e originais que o poderão inspirar. Poderá criar uma decoração para um jantar de família de acordo com quem é, com os seus interesses e com o ambiente que pretende criar para esse jantar em específico. Fique a conhecer 7 maneiras de decorar uma mesa para um jantar de família.

1. Tema campestre

Seja para uma mesa de Natal com motivos alusivos à época como as velas e pinhas ou simplesmente porque pretende dar um ar campestre à mesa de jantar, esta sugestão propõe círculos de madeira como marcadores, velas brancas e tons terra misturados com o branco limpo para marcar a diferença. Para jantares natalícios poderá acrescentar motivos nas cores do feriado e até mesmo variar na cor das velas ou marcadores.

2. Tema simples primaveril

Com velas pequenas em pequenos copos, ramos de oliveira e pequenos vasos poderá trazer a primavera para a mesa. Utilize tons pastel para um efeito suave e leve que surpreenderá os seus familiares e marcará um ambiente agradável para a vossa refeição. A escolha de flores poderá variar entre as naturais típicas da primavera, quando em época, às artificiais tão bem executadas que, mesmo em outubro, jurará estar em abril.

3. Tema de outono à mesa

Inspirado no dia de ação de graças, poderá também escolher um tema que traga o outono para a mesa. Aposte em cores como o laranja ou o castanho, coloque pequenas abóboras e velas e terá uma mesa diferente para o vosso jantar. Poderá adaptá-lo, inclusivamente, para imitar o tema do dia das bruxas americano e será um jantar de família assustadoramente fora do comum.

4. Tema Chic Campestre

Com recurso a materiais como a serapilheira mas sempre com muito bom gosto poderá optar por um tema chic campestre para a vossa mesa de jantar. Utilize motivos campestres como as flores e escolha uma paleta de cores harmoniosa para misturar o casual com o requintado.

5. Tema Boho Vintage

Talvez seja uma pessoa relaxada com gostos de outros tempos. Que tal então uma mesa colorida com motivos como velas em pequenas gaiolas e flores em garrafas? Poderá parecer demasiado exagerado, no entanto, ao ver o efeito final ficará surpreendido. É, sem dúvida, fora do comum mas também é muito harmonioso.

6. Tema veraneante e fresco

Quando se fala em verão, uma das cores que nos ocorre é o azul. Aposte em marcadores, guardanapos e copos em tons desta cor, coloque flores no centro da mesa, utilize materiais naturais e terá um jantar de verão descontraído. À semelhança de uma boa sobremesa de frutas, esta decoração será refrescante e apetitosa.

7. Tema fora do habitual

Se for uma pessoa que prima pelo mais original e interessante possível ou uma pessoa divertida que pretende surpreender os convidados, por que não uma mesa cujos componentes brilham no escuro? É uma ideia diferente de todas as outras e ideal para um jantar que irá dar lugar a uma festa.


 

Como pôde ver existem diversas maneiras de decorar uma mesa para um jantar de família, desde a comum decoração natalícia à ideia mais fora das normas que surpreenderá qualquer convidado. Vale a pena pôr estas ideias em prática nos próximos jantares de família e, como sempre, inovar a cada refeição passada em família. Decore com muita originalidade e criatividade mas também com muito amor e verá que os seus familiares sairão tão satisfeitos com a decoração como com as receitas em si.

 

Imagens: 1,2,3,4,5,6,7
Classifique este artigo: