Procure aqui a sua receita

Pesquisar

Formulário de pesquisa

Partilhe a sua receita! Saiba como aqui

Receba a Newsletter!

Votação

Quando experimenta um prato novo, costuma:

Top chefs

292 Pontos
209 Pontos
82 Pontos
53 Pontos

Pergunte aos Chefs!

Tem alguma dúvida e gostaria de saber a resposta de um Chef d’ “As minhas receitas”, deixe aqui a sua pergunta!

Está aqui

 

30 receitas para crianças

Dificuldade em decidir o jantar para a pequenada? Nós vamos ajudar com alguns conselhos e receitas para crianças.

As receitas para crianças devem ter duas componentes: nutrição e diversão. As crianças nem sempre gostam de legumes e, por vezes, veem a hora da refeição como uma obrigação, em vez de um momento de diversão. Para ajudar as mães e todos aqueles que cuidam de crianças e necessitam de ideias para cozinhar uma refeição que a criança normalmente aprecie, ficam as dicas:

Ensine as crianças a cozinhar

Ao deixar as crianças participar na atividade de criar uma refeição, ela irá sentir uma maior vontade de provar os alimentos que se inserem nesta, bem como a grande necessidade de gostar de algo, só porque ela fez parte da sua criação. Para além disso, será uma ótima forma de ver a hora da refeição como um momento divertido.

Para gostar é preciso provar – várias vezes

Como por vezes as crianças não apreciam, à primeira vez, o sabor de alguns legumes, é importante que não desista, e que consiga convencer a criança a comer nem que seja um pequenino pedaço do legume diariamente, durante pelo menos 12 dias consecutivos. Faça disto uma brincadeira. Verá que ao final destes dias de prova a criança já irá começar a dizer que gosta desse legume.

Legumes no jardim para todos

Não tente subornar a criança com guloseimas ou outro tipo de compensações menos saudáveis, pois, esse não é o caminho correto a tomar quando se trata de incentivar a ingestão de um alimento. É necessária uma dose de paciência e um pouco de criatividade. Por exemplo, poderá ter um vaso ou um canteiro no jardim, com alguns vegetais plantados e cuidados com a ajuda das crianças. Estes farão parte de uma refeição que a criança terá mais gosto em provar pois ela participou no cultivar da sua refeição.

Dê o exemplo

As crianças regem-se pelos exemplos que os adultos dão e, se não existir o exemplo de adultos que comem e gostam de legumes, ou alimentos essenciais à alimentação da criança, ela naturalmente não irá fazer algo que não vê como exemplo. Dê à sua criança o exemplo e inclua sempre legumes e fruta nas suas refeições do dia.  

Criatividade

Pense sempre em formas de incorporar legumes nas refeições, fazendo por exemplo com que as crianças os comam sem os verem na sua forma natural. Por exemplo, ao fazer uma pizza para crianças, inclua no molho de tomate, brócolos, curgetes, ou outros legumes que passados a puré não se conseguem distinguir. Desta forma, o molho da pizza será uma mistura de vegetais e as crianças irão comer pizza com legumes, sem pensar no assunto. O mesmo poderá passar-se com todo o tipo de receitas, como molhos para massas, batata-doce ou cenoura frita no forno em vez de batatas fritas, que as crianças tanto gostam…

Receitas

Ficam aqui alguns exemplos de receitas criativas e fáceis para crianças que poderá incluir na alimentação dos seus filhos, quer sejam como acompanhamentos, pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar. Estas receitas podem ser adaptadas, juntando mais legumes à sua confeção, e outras são miminhos que poderá também dar excecionalmente aos seus filhos. Poderá substituir carne por peixe, como no caso da massa à bolonhesa, na pizza poderá substituir o chouriço por frango desfiado…   

Com muitos legumes

  1. Frittata de legumes
  2. Salteado de legumes
  3. Gratinado de couve for  
  4. Molho pesto com tomates secos
  5. Abóbora frita
  6. Massa laranja
  7. Prato saudável
  8. Paté de pinhões
  9. Sopa de aipo

Pratos sucesso entre as crianças 

  1. Esparguete à bolonhesa
  2. Mini pizza em pão
  3. Pizza de alcachofra com queijo de cabra e linguiça
  4. Pizza de massa integral
  5. Massa com chilli de cogumelos e chouriço
  6. Macarrão à bolonhesa
  7. Massa para pizza
  8. Puré de batata divertido
  9. Ravioli com queijo ricotta e espinafres
  10. Hamburgers de salmão e sésamo
  11. Sanduíche de peru

Para o pequeno-almoço e lanche

  1. Barrinhas de cereais
  2. Granola
  3. Panquecas
  4. Brioches de S. Nicolau
  5. Crumble de maçã
  6. Batido de morango

Para os momentos doces

  1. Molho de mel e caramelo
  2. Gelado de cereja
  3. Papa de aveia com baunilha e maçã caramelizada
  4. Gelado de coco e ananás
Classifique este artigo: 

Comentários (1)

Retrato de Anónimo
Retrato de Anónimo
Enviado por Anónimo em
quero receitas facil para fazer nem parece receitas de criças,tambem quero receitas de doces,salgados,com ingredientes facil para fazer o que eu mas quero é doce!!!